Regulamento International Pairs Portugal

Formato de Jogo - Texas Scramble Modificado

INTERNATIONAL PAIRS PORTUGAL

REGULAMENTO

O  INTERNATIONAL PAIRS é uma competição de golfe destinada a jogadores de golfe com handicap válido e homologado pela FPG e poderão apresentar-se neste circuito por iniciativa própria ou representando empresas, organizações, associações, organismos ou  grupos organizados.

É reservado o direito de admissão.

EQUIPAS

A prova é disputada A PARES por equipas de dois jogadores (obrigatoriamente os dois jogadores maiores de 18 anos, cumpridos até ao dia da final Mundial – em 2024). 

Um(a) dos (as) jogadores (as)  será o (a) «capitão»..

O nome da Equipa, é a identidade da mesma, e é escolhido pelos próprios, no momento da inscrição. Em casos omissos, a organização atribuirá o nome da equipa que representa.

Uma equipa pode participar e repetir a participação noutra eliminatória do International Pairs

SUBSTITUIÇÂO DE JOGADORES

Um jogador só pode estar inscrito numa equipa em fases diferentes da prova. Um jogador que tenha jogado numa equipa  não pode substituir outro jogador noutra equipa que se tenha classificado para a Final. Pode no entanto, não se classificando, participar noutra equipa  nas fase eliminatórias e tentar jogar a Final por essa equipa.

HANDICAPS E MODALIDADE DE JOGO

Limites de Handicap exacto – Sistema de Handicap Mundial (WHS): 28 (jogadores inscritos com handicaps superiores jogam com o handicap máximo permitido).

A diferença entre os handicaps WHS dos jogadores que constituem a equipa não poderá ser superior a 12. No caso da diferença entre os handicaps ser superior a 12 o Jogador com o handicap mais alto verá o seu handicap ajustado até essa diferença (arredondado para o número inteiro menor mais próximo do valor do handicap menor) por ex um jogador A  com handicap 12,6  joga com o jogador B de handicap 26,1 – o handicap deste último passa para 24 (12+12).  Todos os jogadores participantes deverão estar federados e possuir handicap homologado pela F.P.G. ou uma federação de golfe de outro país.

A Organização reserva-se o direito de alterar o handicap de jogo, tendo em atenção as participações anteriores do jogador nesta prova ou mesmo de uma fase de jogo para outra do torneio.

A prova será jogada na modalidade de TEXAS SCRAMBLE AJUSTADO.

Cada equipa é constituída por dois jogadores;

Cada par joga duas bolas do ponto de partida (ordem de saída opcional entre os dois jogadores), optando pela melhor bola (no entendimento da equipa). É obrigatório o aproveitamento de um mínimo de oito (8) saídas por jogador numa volta de 18 buracos;

Escolhida a melhor bola, os dois jogadores voltam a jogar as duas bolas desse local, sendo a primeira jogada tal como está pelo jogador que a jogou, salvo se a regra local permitir mover a bola, e a segunda colocada à distância máxima de um cartão de resultados do local onde estava a primeira, não mais perto do buraco, excepto se a 1ª bola jogada estiver no bunker, devendo nesse caso o local da 1ª bola ser reconstituído e a 2ª bola colocada nesse local;

O mesmo procedimento será repetido até chegarem ao green. No green escolhem a melhor bola e jogam essa bola alternadamente, até acabarem o buraco, jogando primeiro o jogador cuja bola não foi escolhida. Cada jogador pode fazer a tacada que lhe corresponda com a sua bola, depois de marcada,  não sendo obrigatório “puttar” com a bola do parceiro. Se a bola sair do green, mantém-se a sequência de shots alternados.

O resultado de cada par é o que corresponde ao número total de pontos net.

O handicap de cada equipa é  calculado pela soma de  60% do handicap de jogo mais baixo e 40% do handicap de jogo mais alto dos jogadores que constituem o par; O handicap de jogo será 75% do handicap resultante.

TENNIS RULES

Em  um dos  18 buracos um dos jogadores da equipa pode jogar uma segunda bola do tee (como no tenis – second service).

Este “trunfo” pode ser jogado apenas uma vez em toda a partida e por apenas um dos jogadores. Para isso o jogador em questão deve anunciar (antes de executar a tacada) que vai usar esse trunfo e a partir desse momento  nenhum elemento da equipa   poderá fazê-lo mais durante o jogo. Nota:  mesmo que a primeira bola fique melhor, o jogador deve usar essa bola para a “escolha da melhor bola” dos dois elementos da equipa.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Os critérios de desempate são os seguintes:

1º – mais baixo valor do handicap de jogo  2º- maior pontuação nos últimos 9, 6 e 3 buracos;  3º- sorteio.

REGRAS

As regras da competição são as do Royal & Ancient Club of St. Andrews aceites pela F. P. G. e as regras locais, definidas pela Organização.

FORMATO

A prova disputa-se em 3 fases: Fases eliminatória, Final Nacional,  e Final Mundial.

FASES ELIMINATÓRIAS

Nestas fases participarão todas as equipas inscritas no torneio. Nesta eliminatória haverá 1  dia de competição e o resultado final será anunciado na cerimónia de entrega de prémios.

 

PRÉMIOS

1º Lugar Net Geral

2º Lugar Net Geral

3º Lugar Net Geral

 

FINAL NACIONAL

A Final nacional realiza-se No Quinta do Perú Golf & Country Club no dia 27 de Julho com Jantar de entrega de prémios.

Para a Final Nacional classificam-se 10 equipas de cada uma das Fases Eliminatória.

Trata-se de um torneio jogado em stableford Net

Os prémios não são acumuláveis.

É obrigatória a presença de pelo menos um dos dois elementos da equipa na Cerimónia de Entrega de Prémios da Fase Eliminatória. Caso não estejam presentes, a equipa perde o direito de jogar a Final Nacional e será substituída pela  equipa imediatamente a seguir na classificação.

A Final nacional disputa-se em 1 voltas de 18 buracos. A equipa vencedora será a que obtiver a maior pontuação ao fim de 18 buracos.

Os critérios de desempate para a classificação  para a Final Mundial  são:

1º – Playoff  (a definir pela organização se o horário permitir) 2º – mais baixo valor do handicap de jogo  3º- maior pontuação nos últimos 9, 6 e 3 buracos;  4º- sorteio.

 

FINAL MUNDIAL

A equipa campeã da FINAL NACIONAL  representará Portugal na Final Mundial, em 2024, em Tenerife com despesas pagas incluindo o voo desde Lisboa

É obrigatória a presença dos dois elementos da equipa na Cerimónia de Entrega de Prémios da Final. Caso não estejam presentes, a equipa perde o direito de jogar a Final Mundial e será substituída pela  equipa imediatamente a seguir na classificação.

 

COMISSÃO DO CAMPEONATO

Será constituída por um representante do campo e por uma Comissão Técnica. A Comissão do Campeonato reserva-se o direito de modificar o presente Regulamento a qualquer momento.

As decisões tomadas pela Comissão do Campeonato são definitivas e soberanas e não são passíveis de qualquer tipo de recurso.

 

ALTERAÇÕES

A Comissão de Campeonato reserva-se o direito de, em qualquer altura, completar ou modificar os presentes Termos de Competição, cancelar qualquer volta, suspender a competição ou modificar a forma de jogo.

 

Este regulamento não é vinculativo e poderá ser alterado antes das provas, sendo o regulamento válido, enviado a todos os jogadores participantes

INSCRIÇÕES, PROCEDIMENTOS E PRAZOS

No formulário de inscrição, é designada um capitão de equipa que será o interlocutor da equipa com a organização.
O preço de inscrição por equipa é de 200 € + iva
O prazo limite para recepção das inscrições é de 2 dias úteis antes do inicio do torneio

A inscrição na prova só será considerada efectiva após a recepção do respectivo formulário e da confirmação da  inscrição por parte da organização.
As respectivas confirmações e informações serão  remetidas ao «capitão»