Regulamento International Pairs Portugal

Novidade 2022 - Novo Formato de Jogo - Texas Scramble Modificado

INTERNATIONAL PAIRS PORTUGAL

REGULAMENTO

O  INTERNATIONAL PAIRS é uma competição de golfe destinada a jogadores de golfe com handicap válido e homologado pela FPG e poderão apresentar-se neste circuito por iniciativa própria ou representando empresas, organizações, associações, organismos ou  grupos organizados.

É reservado o direito de admissão.

EQUIPAS
A prova é disputada A PARES por equipas de dois jogadores (obrigatoriamente maiores de 18 anos, cumpridos até ao dia da final Mundial – em 2022).

Um(a) dos (as) jogadores (as)  será a «capitão»..

O nome da Equipa, é a identidade da mesma, e é escolhido pelos próprios, no momento da inscrição. Em casos omissos, a organização atribuirá o nome da equipa que representa.

Uma equipa pode participar e repetir a participação noutra eliminatória do International Pairs

SUBSTITUIÇÂO DE JOGADORES

Um jogador só pode estar inscrito numa equipa em fases diferentes da prova. Um jogador que tenha jogado numa equipa não pode substituir outro jogador noutra equipa que se tenha classificado para a Final. Pode no entanto , não se classificando, participar noutra equipa  nas fase eliminatórias e tentar jogar a Final por essa equipa.

HANDICAPS E MODALIDADE DE JOGO
Limites de Handicap exacto EGA: 28 (jogadores inscritos com handicaps superiores jogam com o handicap máximo permitido).

A diferença entre os handicaps WHS dos jogadores que constituem a equipa não poderá ser superior a 14. No caso da diferença entre os handicaps ser superior a 14 o Jogador com o handicap mais alto verá o seu handicap ajustado até essa diferença.  Todos os jogadores participantes deverão estar federados e possuir handicap homologado pela F.P.G. ou outra federação Europeia.

A Organização reserva-se o direito de alterar o handicap de jogo, tendo em atenção as participações anteriores do jogador nesta prova ou mesmo de uma fase de jogo para outra do torneio.
A prova será jogada na modalidade de TEXAS SCRAMBLE AJUSTADO.

  1. Cada equipa é constituída por dois jogadores;
  2. Cada par joga duas bolas do ponto de partida (ordem de saída opcional entre os dois jogadores), optando pela melhor bola (no entendimento da equipa). É obrigatório o aproveitamento de um mínimo de nove saídas por jogador numa volta de 18 buracos;
  3. Escolhida a melhor bola, os dois jogadores voltam a jogar as duas bolas desse local, sendo a primeira jogada tal como está pelo jogador que a jogou e a segunda colocada à distância máxima de um cartão de resultados do local onde estava a primeira, não mais perto do buraco, excepto se a 1ª bola jogada estiver no bunker, devendo nesse caso o local da 1ª bola ser reconstituído e a 2ª bola colocada nesse local;
  4. O mesmo procedimento será repetido até chegarem ao green. No green escolhem a melhor bola e jogam essa bola alternadamente, até acabarem o buraco, jogando primeiro o jogador cuja bola não foi escolhida. Cada jogador pode fazer a tacada que lhe corresponda com a sua bola, depois de marcada,  não sendo obrigatório “puttar” com a bola do parceiro.
  5. O resultado de cada par é o que corresponde ao número total de pontos net.
  6. O handicap de cada equipa é  calculado pela soma de  60% do handicap de jogo mais baixo e 40% do handicap de jogo mais alto dos jogadores que constituem o par; O handicap de jogo será 75% do handicap resultante.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Os critérios de desempate são os seguintes:
1º – mais baixo valor do handicap de jogo  2º- maior pontuação nos últimos 9, 6 e 3 buracos;  3º- sorteio.


REGRAS
As regras da competição são as do Royal & Ancient Club of St. Andrews aceites pela F. P. G. e as regras locais, definidas pela Organização.

FORMATO
A prova disputa-se em 3 fases: Fases eliminatória, Final Nacional e Final Mundial.

FASES ELIMINATÓRIAS
Nestas fases participarão todas as equipas inscritas no torneio. Nesta eliminatória haverá 1  dia de competição e o resultado final será anunciado na cerimónia de entrega de prémios.

PRÉMIOS

1º Lugar Net Geral

2º Lugar Net Geral

3º Lugar Net Geral

1º Lugar Gross

FINAL Nacional

A Final nacional terá lugar na Quinta do Vale , no dia 29 de Outubro de 2022. Os jogadores terão a noite de 29 de Outubro incluída na participação e ficarão  hospedados no Hotel Vasco da Gama, em Monte Gordo.
Para a Final Nacional classificam-se 4 equipas de cada uma das Fases Eliminatória.

Trata-se de um torneio jogado em stableford Net sendo esta a classificação que prevalece.

Os prémios não são acumuláveis.

Classificam-se para a final nacional :

1ª Lugar Net

2ª Lugar Net

3ª Lugar Net

e

1ª Lugar Gross

É obrigatória a presença de pelo menos um dos dois elementos da equipa na Cerimónia de Entrega de Prémios da Fase Eliminatória. Caso não estejam presentes, a equipa perde o direito de jogar a Final Nacional e será substituída pela  equipa imediatamente a seguir na classificação.
A Final disputa-se em 1 voltas de 18 buracos. A equipa vencedora será a que obtiver a maior pontuação ao fim de 18 buracos.

Os critérios de desempate da Final Nacional são os seguintes:
1º – Playoff  (a definir pela organização se o horário permitir) 2º -mais baixo valor do handicap de jogo  3º- maior pontuação nos últimos 9, 6 e 3 buracos;  4º- sorteio.

FINAL MUNDIAL
A equipa campeã da Final Nacional representará Portugal na Final Mundial, em 2022, no sul de Espanha, Andaluzia. 

COMISSÃO DO CAMPEONATO
Será constituída por um representante do campo e por uma Comissão Técnica. A Comissão do Campeonato reserva-se o direito de modificar o presente Regulamento a qualquer momento.
As decisões tomadas pela Comissão do Campeonato são definitivas e soberanas e não são passíveis de qualquer tipo de recurso.

ALTERAÇÕES

A Comissão de Campeonato reserva-se o direito de, em qualquer altura, completar ou modificar os presentes Termos de Competição, cancelar qualquer volta, suspender a competição ou modificar a forma de jogo.

Este regulamento não é vinculativo e poderá ser alterado antes das provas, sendo o regulamento válido, enviado a todos os jogadores participantes.

INSCRIÇÕES, PROCEDIMENTOS E PRAZOS

No formulário de inscrição, é designada um capitão de equipa que será o interlocutor da equipa com a organização.
O preço de inscrição por equipa é de 130 € + iva
O prazo limite para recepção das inscrições é de 2 dias úteis antes do inicio do torneio

A inscrição na prova só será considerada efectiva após a recepção do respectivo formulário e do pagamento do preço de inscrição
As respectivas confirmações e informações serão posteriormente remetidas ao «capitão»